Foi brigado e suado, mas o VOCEM/Assis, administrado pela Autarquia Municipal de Esportes, conseguiu derrotar a Pinhalense duas vezes na tarde deste domingo, dia 27 de novembro, e está na final do Campeonato Paulista de Futsal da categoria A-1.
O adversário na decisão será o Taboão da Serra, que eliminou Sertãozinho na noite de sábado, também na prorrogação.
O JOGO – Precisando vencer no tempo normal para provocar a prorrogação, onde jogaria pelo empate, o time assisense partiu para o ataque desde o início da partida.
Logo aos 2 minutos, Claudinho abriu o placar, para alegria do bom público que atendeu o apelo da Autarquia de Esportes e compareceu ao ginásio.
A torcida assisense ainda comemorava o gol quando, um minuto depois, Thiago empatou para os visitantes.
Aos nove minutos, Kevin colocou o VOCEM novamente na frente do placar, mas, aos 16 minutos, Renan empatou novamente.
O jogo estava truncado e o VOCEM fez cinco faltas, só na primeira etapa. A partir da sexta falta todas as cobranças passariam a ser em tiro direto, sem barreira.
No intervalo, quando a partida estava 2 a 2, o clima esquentou e saiu uma grande confusão na saída dos jogadores da Pinhalense.
Próximo ao vestiário, um dos jogadores visitantes caiu, alegando ter sido agredido por um torcedor. Em coro, a torcida gritava “teatro…teatro…” insinuando que o jogador estaria simulando a agressão.
Os dois policiais militares que estavam no ginásio Maria Valverde prontamente se dirigiram ao local da confusão e controlaram a situação.
No entanto, atendendo solicitação da arbitragem, eles tiveram que pediram reforço policial.
Minutos depois, chegaram quatro viaturas e nove policiais, fortemente armados.
Não houve mais confusão.
O segundo tempo foi nervoso.
Saiu um tiro direto para a Pinhalense, mas o goleiro Diego defendeu bem para o VOCEM e comemorou como se tivesse marcado um gol.
Aos sete minutos da segunda etapa, o experiente Mir desempatou, colocando o VOCEM à frente do placar.
O time visitante sentiu o gol e Claudinho aproveitou para ampliar, fazendo o quarto gol, aos 9 minutos.
Sabendo que a derrota provocaria a prorrogação, o time de Espírito Santo do Pinhal passou a jogar com cinco jogadores na linha, usando o goleiro linha.
A tática deu parcialmente certo.
Aos 11 minutos, Vítor diminuiu para a Pinhalense.
Apesar da grande posse de bola e das tentativas de ataque do visitante, a defesa do VOCEM esteve se mostrava bem postada e segurou o placar.
Final de jogo com resultado igual ao do primeiro confronto: 4 a 3. Só que, desta vez, favorável ao time de Assis, que garantiu a prorrogação com a vantagem do empate por ter melhor campanha do que o adversário na fase de classificação.
No tempo extra, era tudo ou nada para a Pinhalense, que só tinha interesse na vitória.
O gol solitário de Wellington, logo no início da prorrogação, garantiu a tranquilidade desejada pelo técnico André Luís. “Agora, é fechar a casinha”, recomendou.
Fim de jogo 4 a 3 e fim da prorrogação 1 a 0.
Foram duas vitórias numa tarde e a classificação para mais uma disputa de título do Campeonato Paulista de Futsal, desta vez contra o Taboão da Serra, que eliminou Sertãozinho, também na prorrogação.
“Será um difícil adversário. Perdemos na casa deles, por 2 a 1, e perdemos aqui em Assis, por 4 a 3, na fase de classificação. Agora, teremos que lutar muito para ficar com o título”, disse o artilheiro Mir, bastante cumprimentado pelos torcedores ao final da partida.
Mir (à esquerda) é artilheiro do VOCEM de Assis no Paulista de futsal