Na tarde desta segunda-feira, dia 26 de agosto, os vereadores Chico Panela e João da Silva ‘Timba’, membros de uma Comissão de Assuntos Relevantes instalada na Câmara Municipal para apurar problemas na área da saúde pública, visitaram o Centro de Especialidades, que funciona ao lado do Mercado Modelo, na avenida Marechal Deodoro e que foi recentemente foi reformado. A dupla gravou imagens que contrastam com a publicidade feita pela Prefeitura Municipal.
Entre as irregularidades filmadas com o telefone celular do vereador Timba e expostas numa rede social a que mais impressiona é a de uma caixa de esgoto, coberta improvisadamente com um pedaço de madeira. Quando o vereador Chico Panela levanta a tampa, chega a causar náusea e enjoo em quem assiste a cena. “Me perdoem o palavreado, mas a realidade é que isso está cheio de mer… boiando, ao lado de uma sala onde as pessoas estão passando por consultas médicas ou exames. É um mau cheiro insuportável”, comentou o vereador Chico Panela.
Segundo o vereador, a obra já deveria ter sido concluída por ser prioridade. “Isso aqui é um prédio de saúde. O secretário de obras, que é chamado de ‘papa do asfalto, mas que não passa de um coroinha de rua’ deveria ver isso. Ele deveria mandar paralisar outras obras menos importantes e deslocar uma equipe para solucionar esse grave problema aqui no Centro de Especialidades”, sugeriu.
“Isso aqui é uma falta de vergonha com a população que paga os seus impostos em dia e comparece numa unidade de saúde nessas péssimas condições”, criticou o vereador.
A caixa de esgoto com fezes e dejetos humanos coberta com uma tampa improvisada está localizada a menos de cinco metros de uma sala onde pacientes aguardavam atendimento médico no momento da gravação das imagens.
A reforma aparenta estar inacabada. Pedaços de paus e latas foram usados para formar um tapume que isola o Centro de Especialidades da rua Santa Cecília, que passa ao lado do antigo Terminal Urbano de passageiros e é usada para receber a Feira da Lua toda terça-feira.
EQUIVOCADA – Procurado pela reportagem do JSOL, o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Clóvis Marcelino da Silva, considerou ‘equivocada’ a tentativa dos vereadores de atribuir as críticas à pasta que ele comanda. “Na verdade, a Secretaria de Obras não acompanhou esse projeto. Foi feito diretamente pela Secretaria da Saúde e Gabinete. A única coisa que nós fizemos em alguns momentos, foi comparecer ao local para dar algumas sugestões, mas eu não acompanhei e nem sei nada disso que estão criticando. Não fui lá. Estou sendo pego de surpresa e não fui nem indagado pelos nobres edis para saber se a Secretaria de Obras tinha alguma intervenção nesse serviço”, justificou.
SAÚDE – O JSOL – Jornal da Segunda On Line – também entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Adriano Romagnoli, para se manifestar a respeito do assunto. Ele disse não ter assistido ao vídeo produzido pelos vereadores Chico Panela e Timba, mas garantiu ter conhecimento superficial do problema. Romagnoli disse que uma equipe de manutenção da Secretaria de Saúde já teria entrado em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, para solucionar o problema nos próximos dias. “Não sou eu quem acompanho a obra, mas posso entrar em contato com nossa equipe e dar maiores detalhes posteriormente, caso seja necessário”, resumiu o secretário, que estava num compromisso quando atendeu a solicitação do jornal.
Assista ao vídeo:
Vereador Chico Panela esteve no Centro de Especialidades
Imagem: Reprodução