Está programado para a tarde desta sexta-feira, dia 30 de abril, o aguardado treinamento direcionado aos profissionais de saúde no manuseio dos capacetes respiradores que deverão auxiliar na recuperação dos pacientes internados com COVID-19, podendo, inclusive, evitar a intubação.
Procurado pelo Jornal da Segunda On Line -JSOL-, o professor Eduardo Vela, diretor executivo da Fundação Educacional do Município de Assis -FEMA-, que administra a Unidade de Pronto Atendimento ‘UPA Ruy Silva’, confirmou o treinamento, mas não soube dar muitos detalhes.
Vella apenas confirmou que o curso, feito de maneira virtual, acontecerá na instituição de ensino que ele dirige e será oferecido aos profissionais de todas as unidades de saúde que receberam os capacetes, mas ressaltou que a Associação Comercial Industrial de Assis -ACIA- ficará responsável pelo treinamento. “Caberá à FEMA viabilizar a infraestrutura, através do espaço físico e internet”, resumiu.
Os 44 capacetes respiradores, adquiridos pela Associação Comercial Industrial de Assis através de recursos doados pela comunidade regional, foram repassados à cinco unidades: UPA ‘Ruy Silva’ (16), Santa Casa de Assis (16), Hospital Regional de Assis (05), Santa Casa de Cândido Mota (05) e Pedrinhas Paulista (01).
A ACIA não definiu para quem destinará um equipamento que ainda se encontra na entidade. “Esse capacete seria destinado para um hospital, mas não se concretizou a doação”, explicou o gerente da entidade, Fernando Rocha.
A campanha de arrecadação para a aquisição dos capacetes foi realizada pelos Conselhos da Mulher Empreendedora e do Jovem Empreendedor da Associação Comercial.
Após serem comprados diretamente da indústria, localizada em Fortaleza, os capacetes foram enviados para Ourinhos em vôo fretado e chegaram em Assis no sábado, dia 3 de abril, sendo repassados às unidades beneficiadas na segunda-feira, dia 5 de abril.
Desde então, sem terem treinamento, as unidades não conseguiram colocar os capacetes em operação.
Treinamento acontecerá na FEMA