Sem secretário da Saúde, adjunto convoca Audiência Pública

O município de Assis está sem titular na Secretaria Municipal da Saúde desde o dia 28 de fevereiro, quando a psicóloga Luciana Gomes se exonerou para reassumir o seu cargo na Secretaria Estadual da Saúde, no Mato Grosso.

No portal oficial da Prefeitura Municipal de Assis, o espaço, que até o dia 7 de março constava o nome da ex-secretária Luciana Gomes, agora está em branco (foto).

Como o prefeito José Fernandes, do PDT, passados quase 10 dias, ainda não conseguiu concluir as articulações para anunciar o novo nome, apesar das inúmeras tentativas, a solução encontrada foi determinar ao secretário adjunto, Nilton Araújo, que convocasse a Audiência Pública para apresentar a prestação de contas do último quadrimestre de 2.018. O encontro está marcado para o dia 14 de março, às 9 horas, na Câmara Municipal.

NOMES – Não faltam especulações sobre quem substituirá Luciana Gomes para comandar a Secretaria Municipal da Saúde, mas, até o momento, o discurso adotado pelo prefeito José Fernandes é o de que “todos os funcionários da saúde serão secretários”, numa espécie de gestão compartilhada.

Mas, mesmo que seja esse o modelo de gestão escolhido, alguém terá que assinar documentos e colocar seu RG e CPF embaixo das despesas ordenadas. Esse, aliás, seria o maior temor de muitos que até poderiam assumir o desafio de tentar administrar a saúde pública na cidade.

“Se até o prefeito está com os bens bloqueados, imagine o secretário que tem a segunda maior movimentação no Orçamento Municipal?”, devem pensar os cotados para o cargo.

Inicialmente, o comentário mais forte nos corredores da própria Secretaria Municipal da Saúde era o de que o vice-prefeito Márcio Aparecido Martins, o “Márcio Veterinário”, teria aceitado assumir o comando compartilhado da Secretaria com outros dois técnicos da área: Josiane Batista e Mazarin. Não se confirmou.

Depois, surgiram rumores de que o secretário de Obras na administração do ex-prefeito Ézio Spera, José Joaquim Fernandes Toco Buchi, estaria retornando de Brasília para assumir o cargo.

De fato, Toco, que possui estreita relação de confiança com o ex-secretário da Fazenda, Flávio Erivelto Moretone -um dos braços fortes da atual Administração-  tem sido visto na cidade, mas, até o momento, seu nome não foi confirmado.

A servidora pública do Hospital Regional, Mônica Arf, que já atua na Secretaria Municipal de Saúde como comissionada é outro nome circulando pelos corredores da rua Cândido Mota, onde a secretaria está localizada, como opção.

Nos últimos dias, o próprio prefeito José Fernandes têm optado em despachar do gabinete da Secretaria Municipal de Saúde. Esta semana, sem ter secretário titular da pasta, ele decidiu, pessoalmente, comparecer a uma reunião técnica de secretários municipais da Saúde.

PROBLEMAS – Sem comando, a Secretaria Municipal de Saúde assiste, nas últimas semanas, o aumento preocupante nos registros de dengue na cidade, ultrapassando 30 casos positivos.

Na esteira do risco de avanço da dengue, há falhas na disponibilização de repelentes os profissionais que trabalham no combate ao mosquito transmissor.

Também sobram reclamações da população, diariamente através das redes sociais, sobre o gerenciamento da Fundação Educacional do Município de Assis -FEMA- na Unidade de Pronto Atendimento ‘Ruy Silva’, no Jardim Aeroporto.

As intermináveis críticas pela demora no agendamento de consultas nas unidades básicas de saúde e na realização e liberação de vários exames também são desafios para o futuro ou futura secretário (a).

Isso tudo sem contar os eternos protestos pela falta de profissionais médicos em algumas unidades, como, nos últimos meses, no Parque Universitário.

Com tantos problemas, a cidade não ter um titular para se dedicar exclusivamente à área da saúde, pode resultar no agravamento da delicada situação.

Cuidar de gente é, principalmente, manter funcionando bem o serviço de saúde na cidade e tendo à frente da pasta um gestor comprometido com a saúde pública e em defesa do Sistema Único de Saúde.

sem secretário

Continua em branco o espaço do nome do secretário(a)

 

 

Veja também

A132 – URGENTE – Acidente com vítima fatal no centro da cidade

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal. Desta vez no centro de Assis, na …

Deixe uma resposta