Começou a circular, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, dia 2 de junho, em diferentes grupos nas redes sociais, uma relação com números de casos de pacientes que teriam sido diagnosticados com COVID-19 em suas respectivas unidades de Saúde espalhadas no município de Assis.
“A informação é verdadeira, mas está desatualizada. Esses números correspondem ao quadro da sexta-feira, dia 29 de maio”, explicou a assistente social Daiane Vieira dos Santos Teodoro, que coordena a Atenção Básica na Secretaria Municipal da Saúde junto com a colega Camila de Moraes Delchiaro.
Até então, a UBS da Vila Operária liderava com o maior número de casos positivos em seu território de abrangência (11). Na sequência, aparecia a UBS Bonfim, com 10. A zona rural e as unidades vila Glória e Jardim Eldorado eram as únicas regiões sem caso positivo de coronavírus na cidade.
A coordenadora Daiane Vieira, explicou que os coordenadores das UBSs e Estratégias de Saúde da Família se reúnem, semanalmente, através de videoconferências para discutirem os números de casos confirmados e elaborar as ações, além de obterem informações de cada unidade sobre o monitoramento dos casos notificados.
Já a relação dos novos casos e locais onde esses pacientes são atendidos é atualizada diariamente.
De acordo com a lista, com dados da última sexta-feira, os casos confirmados de coronavírus em Assis estariam distribuídos nos territórios de abrangência das unidades básicas da seguinte maneira:
Vila Ribeiro – 08
Três Américas – 01
Colinas – 01
Vila Fiúza – 07
Vila Cláudia – 06
Cohab – 01
Zona Rural – 00
Vila Operária – 11
Vila Glória – 0
Parque Universitário – 01
Jardim Paraná – 03
Vitória – 01
Progresso – 02
Bonfim – 10
Bela Vista – 01
Maria Isabel – 04
Santa Clara – 01
Prudenciana – 01
Eldorado – 00
Total de casos – 59
Relação mostra os locais de casos registrados até sexta feira