Não é oficial, mas se a estiagem permanecer por mais alguns dias, dificilmente haverá produto suficiente e com qualidade na roça para acontecer a tradicional Festa do Milho, em Assis, que faz parte da programação do aniversário da cidade, na primeira quinzena de julho.
Amigos do prefeito José Fernandes, idealizador e principal fornecedor do produto, garantem que ele não tem escondido sua preocupação com a falta de chuva.
Alguns institutos, como o Clima Tempo, têm previsão de chuva para o próximo final de semana, mas, dependendo da quantidade, a produção continua arriscada. “A perda já é grande para quem cultivou a segunda safra de milho”, segundo o Departamento de Economia Rural.
Se persistir esse cenário, existe a possibilidade de redução da produção em relação ao estimado inicialmente. Com isso, eventos como a ‘Festa do Milho’, em Assis, correm o sério de risco de não acontecerem por conta da falta do produto.
A tradicional Festa do Milho é um dos principais instrumentos de arrecadação de recursos para as entidades assistenciais que comercializam salgados e bolos do produto. “Seria um desastre”, revelou a colaboradora de uma das entidades beneficiadas.
A falta de chuva compromete a produção do milho