O preparador físico do VOCEM, Douglas Libonório, está se especializando para ser diferenciado na profissão que escolheu para atuar.
Desde a quinta-feira, dia 23 de março, ele se encontra na capital paulista participando de um curso oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol na sede da Federação Paulista de Futebol.
Na sexta-feira, dia 24, a CBF Academy realizou as primeiras aulas práticas do curso “Força, Potência e Velocidade”. As atividades comandadas pelos professores Henrique Martins e Altamiro Botino foram aplicadas no Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NARSP), centro de referência na área do esporte.
Coordenador científico do Palmeiras, Altamiro Botino promoveu um trabalho dinâmico focado nas metodologias de treinamentos de força, potência e velocidade difundidos no futebol profissional.
– O objetivo é fazer com que eles pensem como se coloca o que eles aprenderam na prática. Construir uma estratégia de ação para atender melhor o atleta. Esse é o desafio. Vamos construir um modelo que eu termino o dia desconstruindo para no domingo a gente reconstruir em cima dos conceitos já apresentados e outros que serão abordados – revelou Altamiro antes da aula.
Especialista em treinamentos de força e potência, o preparador físico Henrique Martins compartilhou algumas das metodologias que realiza com os jogadores do São Paulo e ressaltou a importância da base científica na aplicação dos exercícios.
– Acho que essa junção é fundamental. Não tem como ter uma função prática sem base científica. O NARSP aproximou o treinador dos estudos acadêmicos. Antigamente, a ciência ficava restrita às universidades. Essa transmissão era muito difícil e, hoje, o NAR vem para passar o conhecimento da universidade para o treinador – destacou Henrique.
As aulas práticas continuaram no sábado (25), novamente no NARSP.
O encontro final do curso está marcado para este domingo.
Douglas Libonório, preparador físico do VOCEM, está em São Paulo participando do curso