Será neste domingo, das 10 às 15 horas, na rua Tibiriçá, em frente ao barracão da Escola de Samba Unidos da Vila Operária, o ‘Pedágio Solidário’ para arrecadar roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho promovida pelo Fundo Social de Solidariedade.
É mais uma iniciativa de solidariedade da agremiação carnavalesca e que contará com a parceria de vários órgãos de imprensa e empresas da cidade. Todo o material arrecadado será destinado às famílias carentes cadastradas nos serviços de assistência social do município.
A ideia de realizar a arrecadação em forma de ‘pedágio’ é evitar que o motorista ou o passageiro precisem descer veículo para fazer a doação e tenham qualquer contato com outras pessoas ou objetos. “É uma forma segura de manter o distanciamento social e evitar a transmissão do vírus”, explicam os organizadores.
Uma série de caixas padronizadas do Fundo Social de Solidariedade serão disponibilizadas ao longo da rua, com o devido distanciamento.
Ao passageiro, ou mesmo ao motorista, em caso de estar só no carro, caberá apenas executar o gesto de baixar o vidro e depositar o agasalho nas caixas coletoras.
Se optar por ajuda, o motorista poderá entregar a um dos voluntários, que estarão ao lado de todas as caixas receptoras.
“Manteremos o distanciamento e evitaremos qualquer tipo de contato. Nossos voluntários estarão usando álcool gel após cada doação recebida”, explica o advogado e vice-presidente da escola, Sérgio Augusto Frederico.
Serão posicionadas caixas coletoras de agasalhos nos dois de sentidos de direção da rua Tibiriçá. “Com isso, motoristas em direção à vila Operária ou à vila Xavier, não precisarão fazer qualquer manobra de retorno. Basta parar por alguns segundos e a doação será recebida com segurança”, contou o presidente da agremiação José Correia.
Os organizadores pedem doações de peças de roupas, calçados e cobertores que estejam em boas condições e prontos para usar. “Quanto antes chegar às mãos de quem tem frio será melhor”, contou Frederico.
Para divulgar o evento, a escola de samba já conseguiu adesão e parceria das emissoras de rádio Interativa FM, rádio Difusora AM, rádio FEMA, rádio Voz do Vale FM, rádio Matrix FM, Jornal de Assis e Jornal da Segunda, além da TV Com e o portal Abordagem Notícias.