Morreu na tarde desse domingo, dia 15 de outubro, aos 82 anos de idade, o ex-deputado federal do Partido dos Trabalhadores e cidadão assisense Ricardo Zaratini, pai do atual deputado federal Carlos Zaratini, do PT. Ele encontrava-se internado no Hospital Sírio Libanês.
Ricardo Zaratini foi um dos 15 presos políticos soltos, em 1969, em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick. Ele era irmão do ator Carlos Zara, que morreu em 2002.
Engenheiro civil de profissão, Ricardo Zaratini é cidadão assisense desde 2007, quando a Câmara Municipal de Assis aprovou o projeto de decreto legislativo dos ex-vereadores José Fernandes e José Luiz Garcia, do PT, concedendo o título honorífico de cidadão assisense ao ex-deputado federal.
Zaratini, entre outros benefícios para a cidade, intercedeu junto ao Ministério da Saúde para liberação de quase R$ 500 mil para construção do Pronto Atendimento da vila Maria Isabel. A verba foi liberada em 2004. Ele também apresentou emendas no Orçamento da União para liberar recursos e um veículo para a APAE de Assis.
Ricardo Zaratini está sendo velado até às 15 horas desta segunda-feira, quando será cremado no Cemitério de Vila Alpina, em São Paulo.
Ricardo Zaratini morreu aos 82 anos