Milhares de estudantes e centenas de professores.
Ninguém sabe precisar um número aproximado, mas foi uma grande, talvez a maior, manifestação pública em defesa da educação.
Pouco antes das 14 horas eles iam chegando aos poucos.
Vinham de todas as direções.
A maioria, por orientação dos professores e coordenadores do movimento, vestia uma peça de roupa na cor preta.
Alguns traziam, além do material escolar, cartazes em defesa da educação e contra a medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, do PSL, de reduzir investimentos no setor.
Por volta de 14h30, eles se concentravam na praça da Catedral e ouviram alguns discursos de representantes de entidades estudantis e de professores, além de apoiadores da causa.
Depois, cantando ou gritando palavras de ordem, os milhares de manifestantes partiram, caminhando, em direção à praça Arlindo Luz.
No trajeto, comerciantes e comerciários davam sinais de apoio ao movimento, demonstrando a simpatia à causa com um simples polegar direcionado para o alto ou mesmo através de palmas.
Assim foi a tarde de 15 de maio de 2019, onde a cidade de Assis registrou uma de suas maiores manifestações políticas em defesa da educação e a primeira contra uma medida do Governo Bolsonaro.
A Polícia Militar, com policiais e viaturas, acompanhou, à distância, a concentração e toda a movimentação sem registrar qualquer incidente.
Fotos: Gilba Ferraz