Morreu no final da tarde deste sábado, num hospital em Presidente Prudente, aos 68 anos de idade, vítima de complicações de diabetes, o radialista Chico de Assis.
José Francisco de Souza era o nome de registro do narrador esportivo que passou pelas rádios Difusora e Cultura de Assis, Regional de Palmital e que teve o ápice de sua carreira radiofônica na Rádio Tupi de São Paulo. Também era locutor apresentador.
‘Chico de Assis’, como ficou conhecido, nasceu em 1948, na Água do Macuco, no município de Cândido Mota.
Iniciou sua carreira na Rádio Cultura, em 1968.
Na Rádio Difusora, além de narrar os jogos do VOCEM, apresentou o programa esportivo Bola Branca.
Após um período morando em São Paulo, voltou para Assis em 1984 e passou a peregrinar por várias emissoras da região.
No ano de 1990 empunhou os microfones da Rádio Tupi para substituir os profissionais que viajaram para a Itália transmitir a Copa do Mundo. Na emissora paulistana, foi responsável pela narração de vários jogos do Campeonato Paulista.
Como todo radialista, tinha outras funções.
Como repórter – locutor entrevistador – teve a possibilidade de gravar uma entrevista com o campeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Sena, em 1994, quando ele esteve em Cândido Mota, visitando os tanques de peixes do empresário Ivo Guiotti.
Responsável pelo “Museu do Rádio Assisense”, Nilson Gomes, o Xuxu, guarda a gravação dessa entrevista como uma relíquia. “Como repórter, Chico de Assis teve a façanha de entrevistar, com exclusividade, para a Rádio Difusora de Assis, em janeiro de 1994, quatro meses antes da morte numa corrida na Itália, o piloto Ayrton Sena, que pousou seu avião particular no Aeroporto de Assis para uma visita à piscicultura Bonza, em Cândido Mota”, se lembra Xuxu, à época operador de rádio na Difusora, junto com Chico de Assis.
Chico de Assis está sendo velado e será sepultado em Presidente Epitácio.
Chico de Assis morreu aos 68 anos, em Presidente Prudente
Chico de Assis dividiu microfone com o saudoso Fiori Giglioti
Com Alves Barreto, Perandré e Nilton Matos, Chico de Assis cobriu o Brasileirão
Chico de Assis, Fernando Moreno, Xuxu e Reinaldo Nunes em Curitiba
para transmitir Seleção Brasileira e Argentina
Chico de Assis entrevistou Ayrton Senna quatro meses antes da morte do piloto