Durante todo o dia, nesta quinta-feira, 19 de abril, os alunos da Casa da Menina “São Francisco de Assis” participaram de atividades temáticas, em comemoração ao ‘Dia do Índio’.
Entre as atividades, foram trabalhadas caracterizações diversas
com temas indígenas, consciência ambiental, além de músicas e
comidas típicas. O objetivo é trabalhar a preservação histórica e
cultural.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Saionaria Vieira
Evangelista, ações como estas são ferramentas importantes para
Educação: “Trabalhamos com as crianças atividades pedagógicas temáticas, como o ‘Dia do Índio’, explorando a caracterização, além de músicas e comidas típicas. É uma ação importante, pois através
das brincadeiras, os alunos conhecem um pouco mais da nossa
cultura, dos costumes, além da importância da sua preservação
da natureza”, considerou.
A presidente da entidade, Ângela Canassa acrescentou que, com a
atividade, a intenção foi reforçar a importância da história do
Brasil a partir do povo indígena: “Com a comemoração do ‘Dia do Índio’ foi trabalhada a história do Brasil, através do povo indígena, e sua importante contribuição cultural, artística e culinária, com atividades que envolveram, por exemplo, comidas típicas que ainda hoje prevalecem em nossa cultura. A finalidade foi mostrar aos alunos a importância dos primeiros moradores da Terra de Santa Cruz, que contribuíram para nosso enriquecimento cultural e, que os
mesmos, hoje pouco existentes em nosso país, merecem um
atendimento para sua manutenção de vida nas aldeias, onde
sobrevivem, respeitando suas peculiaridades”, completou.
A Casa da Menina “São Francisco de Assis” atende mais de 400
crianças, com idades entre 4 meses a 4 anos em sistema de
creche, e de 6 a 11 anos, em seus projetos.
Interessados em conhecer mais o trabalho desenvolvido na Casa
da Menina podem visitar a instituição.
As crianças ficaram empolgadas com a caracterização
O objetivo é trabalhar a preservação histórica e cultural
Ações como estas são ferramentas importantes para Educação
Texto e fotos: Nayana Camoleze