Acabou o período do transporte coletivo ‘gratuito’ em Assis.
Gratuito entre aspas porque, nesse longo período -desde que a empresa Rápido Turismo deixou a cidade e o transporte provisoriamente passou a ser feito pela frota municipal e depois sob responsabilidade da Brambilla Turismo-, as despesas foram pagas pelo Poder Público, ou seja, através do pagamento de impostos de todos os contribuintes, independente de os mesmos terem usado o transporte ou não.
Antes dessas medidas provisórias e emergenciais, sob o comando da Rápido Turismo, o preço da passagem era R$ 3,00. A partir desta quarta-feira, dia 7 de março, quando será retomada a cobrança, o valor sobe para R$ 4,00, o que corresponde a um reajuste de 33,3%.
Além do aumento concedido, a Prefeitura concordou conceder um subsídio mensal à empresa Brambilla nesse período emergencial de 180 dias. Durante a vigência desse contrato provisório, a Prefeitura pretende retomar o processo licitatório para definir a concessionária que prestará o serviço do transporte coletivo pelos próximos 30 anos.
O prefeito José Fernandes, do PDT, não esconde que está realizando estudos sobre a viabilidade de o próprio município adquirir sua frota de ônibus para essa finalidade e ‘municipalizar’ o serviço.
A confirmação do preço da passagem e a data inicial da cobrança foi feita nesta segunda-feira, 5 de março, pela Prefeitura Municipal de Assis através de comunicado encaminhado à imprensa e explicou que “para usufruir da gratuidade na integração de ônibus pelo período de uma hora, ou seja, passar de um ônibus para outro sem pagar outra passagem será necessária apresentação de cartão eletrônico”, diz.
Sobre o procedimento, completa a Prefeitura: “Aos usuários que possuem algum tipo de isenção, total ou parcial, o cadastramento está sendo feito no ‘Espaço Cidadania’, localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira, nº. 1170, de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 16h”, informa a nota da Assessoria de Comunicação.
Para os demais passageiros que desejarem abastecer o cartão, o cadastro será efetuado no escritório da empresa VDML Transportes, montado na praça Arlindo Luz (antigos sanitários públicos) e num escritório, na rua Brasil, ao lado da mesma praça. O horário especial de atendimento ao público será de terça a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Novos ônibus começam a circular nesta quarta-feira