Os números confirmam: o VOCEM teve o melhor início de temporada após o seu retorno ao futebol profissional, ocorrido em 2014.
O time jamais havia vencido com três gols na rodada inicial. No retorno, em 2014, derrotou o Presidente Prudente por 2 a 1. No ano seguinte, 2015, jogando em José Bonifácio, venceu por 1 a 0. Em 2016 derrotou o Elosport, em Capão Bonito, por 3 a 2. No ano passado, no Tonicão, venceu o Grêmio Prudente por 1 a 0.
Na manhã deste domingo, dia 8 de abril, no estádio Antônio Vianna Silva, o Tonicão, em Assis, o ‘Esquadrão da Fé’ derrotou o Talentos 10 pelo placar de 3 a 0. O time mariano ainda acertou o travessão adversário, num chute do maracaiense Renanzinho e teve um gol corretamente anulado.
Quem foi ao estádio e se irritou na chegada por ter que esperar a Polícia Militar autorizar a abertura dos portões quando faltavam 12 minutos para a bola rolar saiu animado com o desempenho do time. Mesmo com esse problema ocasionado por falta de equipes médicas e segurança no interior do estádio, 616 torcedores proporcionaram uma arrecadação superior a R$ 7 mil.
Após dois anos sob o comando do técnico Paulo César “PC”, que adotava um esquema defensivo, mais precavido, com bastante posse de bola e sem se arriscar ao ataque, o time do exigente Edson Vieira, o “Maradoninha”, pareceu ser bem mais ofensivo, mas conta com uma zaga bem protegida, apesar de as laterais, nesse jogo, terem sido mais vulneráveis.
Prata da casa e revelado nas escolinhas de futebol da cidade, o atacante Pedrinho Mercadante, apontado como promessa antes do campeonato, já virou sensação de gols. Ele saiu ovacionado pela torcida quando, cansado, foi substituído por Nenê, aos 22 minutos da segunda etapa.
A maioria da torcida que entrou atrasada no estádio esperando a abrir os portões, não viu o primeiro gol do VOCEM na temporada, anotado aos quatro minutos de jogo. Esta imagem congelada da transmissão da web tv candidomota, feita por Marco Antônio de Faria, retrata o momento que evidencia toda a frieza e tranquilidade do artilheiro de Assis. Ele aproveita uma bola após bate e rebate na área para surgir, livre de marcação e, cara-a-cara com goleiro Evair, toca no canto direito para comemorar. Apesar de os adversários pedirem impedimento do atacante no lance, a arbitragem, corretamente, percebeu que um zagueiro, caído na área, dava condição de jogo a Pedrinho.
Pedrinho Mercadante, com frieza. abriu o placar
Familiares do atacante, que não viram o primeiro gol de Pedrinho, não pareciam entristecidos. “Podem anotar aí. Ele fará mais um gol”, previu o tio Carlos Roberto Braga, o “Braguinha”, falando a alguns torcedores amigos.
A previsão de Braguinha se confirmou ainda no primeiro tempo.
Veja nesta outra imagem congelada da transmissão da web tv candidomota, feita por Marco Antônio de Faria, o momento da conclusão.
Pedrinho Mercadante faz o segundo gol do VOCEM
Aos 35 minutos, Pedrinho aproveitou a falha do seu marcador. Dominou na pequena área e, mais uma vez com frieza, escolheu o canto esquerdo do goleiro Evair para ampliar o marcador.
Na segunda etapa, o artilheiro ainda marcou o terceiro gol, corretamente anulado por sua condição de impedimento.
Cansado, foi substituído por Nenê, e teve seu nome cantado em coro pela torcida localizada atrás do banco de reservas. Emoções diferentes e contrastantes em menos de 10 dias. Na Sexta-feira Santa, dia 30 de março, ele chorou a morte do avô que lhe cedeu como herança nome e sobrenome. Agora, as lágrimas de alegria pela estreia no futebol profissional e os gols que já lhe dão a artilharia do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
O substituto de Mercadante, apesar de ter pouco mais de 23 minutos em campo, foi bastante elogiado pela velocidade e ousadia nos ataques pela direita. Foi dele a jogada que culminou no terceiro gol do Esquadrão da Fé. Nenê passou por dois marcadores e cruzou para a área. Bruno entrou, em diagonal, e tocou de ‘letra’ para estufar a rede e fechar o placar.
A imagem congelada da transmissão da web tv candidomota, feita por Marco Antônio de Faria, o momento em que Bruno disputa a bola e fecha o placar do jogo.
De letra, Bruno faz 3 a 0 para o VOCEM de Assis
O VOCEM estreou com a seguinte formação: Rafael Neneca; Iranildo, Luan, Ramon e Renanzinho; Zé Augusto, Rafael, Ítalo Pará (Arthur) e Erick Bahia (Manfrini); Pedrinho Mercadante (Nenê) e Bruno Kairon. Técnico: Edson Vieira.
O Talentos 10 estreou no profissionalismo jogando com: Evair; Diego Drogba, Murylo (Victor), Ivan e Matheus Chagas; Lika, Diego Venâncio, Wesley e Kayo (Matheus Ramos), Cris (Caetano) e Rafael Kibinho. Técnico: Giorge Leonardo.
O árbitro foi André Luiz Ribeiro Cozzi, auxiliado por Patrick André Bardauil e Ricardo Busette. Rafael Emílio Acerra foi o quarto árbitro.
RESULTADOS
Andradina 4 x 0 C. A. A. de Assis
Grêmio Prudente 1 x 5 Osvaldo Cruz
Tupã 0 x 0 Santacruzense
VOCEM de Assis 3 x 0 Talentos 10
CLASSIFICAÇÃO
Andradina – 3 pontos
Osvaldo Cruz – 3 pontos
VOCEM – 3 pontos
Santacruzense – 1 ponto
Tupã – 1 ponto
Talentos 10 – 0 ponto
C. A. A. de Assis – 0 ponto
Grêmio Prudente – 0 ponto
PRÓXIMA RODADA
Osvaldo Cruz x Tupã
Talentos 10 x Andradina
Santacruzense x VOCEM
Atlético Assisense x Grêmio Prudente
ARTILHARIA: Pedrinho Mercadante(VOCEM de Assis), Luan Costa (Flamengo de Guarulhos), Lucas Doni (América de São José do Rio Preto), Denilton e Vítor (Osvaldo Cruz)
Bruno e Pedrinho (02) marcaram os gols do VOCEM
Foto: Luiz Carlos Japonês