Um casal a bordo de um veículo Fiat, Palio, Weekend, placas de Ferraz de Vasconcelos-SP, foi detido pela Polícia Militar Rodoviária na noite desta terça-feira, dia 14 de julho, quando passava pela rodovia Raposo Tavares, no km 484, município de Paraguaçu Paulista.
Pouco antes das 22 horas, durante abordagem e fiscalização, os policiais encontraram no interior do carro 12 aves da espécie ‘trinca-ferro’ e dois canários.
O motorista, um homem de 47 anos, contou aos policiais ter comprado os pássaros na cidade de Lobato, no interior do Paraná. Por cada espécie, ele garante ter pago a quantia de R$ 400,00 e alegou que pretendia revender em Suzano, na Grande São Paulo, por R$ 800,00 cada ave. Ou seja: teria um lucro de 100% na venda de cada pássaro.
No entanto, perdeu o dinheiro da compra e os pássaros e só não foi preso, porque responderá ao processo de crime ambiental em liberdade.
Uma mulher de 44 anos, passageira no veículo, também foi levada à delegacia, interrogada e liberada.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária, em Assis.
As aves foram apreendidas e seriam encaminhadas à entidade protetora de animais APAS, situada no prolongamento da rua Gonçalves Dias, em Assis.
Pássaros da espécie trinca-ferro foram apreendidos