Há quatro anos, através de um movimento de iniciativa popular, contando com apenas alguns voluntários, começou a funcionar em Assis o CVV – Centro de Valorização da Vida.
Desde então, os atendimentos são feitos por telefone, através da linha 188, que é fornecida pelo Ministério da Saúde e tem abrangência nacional.
Uma sala no Terminal Rodoviário de Assis, cedida pela Prefeitura, é o espaço físico do CVV na cidade, embora os atendimentos ainda não sejam presenciais.
A empresa OAI fornece a rede de internet gratuitamente, já que todo atendimento feito pelo número 188, por ser gratuito, somente poder ser feito pelo sistema web.
Atualmente, o CVV de Assis conta com 8 voluntários, que atendem apenas das 19 às 23 horas. “Precisamos de mais voluntários para que o serviço em nossa cidade seja 24 horas de atendimento, como na maioria das cidades”, apelam os responsáveis pelo órgão.
“Nacionalmente, o CVV, via 188, atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Quem quiser ser voluntário, pode acessar o site www.cvv.org.br e fazer a inscrição para o próximo curso de preparação para voluntários. Agradecemos todo o apoio da Comunidade Assisense e de toda a região”, finalizam os que já são voluntários e estão comemorando os quatro anos de funcionamento.