A 36ª edição da Prova Pedestre Padre Beline, que acontece deste 1.983, será realizada neste domingo, dia 9 de dezembro, às 8h30, com largada e chegada na praça da Vila Operária.
O evento esportivo terá um caráter solidário e prestará algumas homenagens.
Pela primeira vez, em 36 anos, a organização aceitou a sugestão de cobrar taxa de inscrição, mas atrelou a arrecadação à causas solidárias.
Com isso, ficou acertado que os atletas e participantes pagarão uma taxa de R$ 10,00 e todo o dinheiro será repassado ao ex-atleta ‘Júnior Cabeleireiro’, que passou por uma delicada cirurgia com custo bastante elevado.
As inscrições poderão ser feitas no local da prova, em frente a igreja da Vila Operária, até meia hora antes da largada.
Os organizadores também pretendem nominar os troféus a serem entregues às mulheres de “Maria Aparecida dos Santos”, em homenagem à atleta que já participou de algumas edições da prova e faleceu na semana passada.
Já os troféus na categoria masculina foram uma menção ao corredor Jairo Ortega, o maior vencedor da competição, e que também se recupera de um grave problema de saúde.
Os campeões masculino e feminino também receberão R$ 107,00, que corresponde à idade do padre homenageado. Se estivesse vivo, o líder religioso teria completado 107 anos no último dia 5 de novembro.
Padre Aloísio Beline, que dirigiu a paróquia da vila Operária por 35 anos, morreu na Itália, em maio de 1996, aos 85 anos de idade
TRAJETO – O percurso da prova Padre Beline, com as recentes mudanças no trânsito na região da rua São Pedro, será o mesmo desde o ano passado: Largada: Praça São José Operário, rua Padre Jorge Frezine, rua Teixeira de Camargo, rua São João, rua dos Expedicionários, avenida Mário de Vitto (posto de água), avenida Dom Antônio, (posto de água), rua André Perine, rua Orozimbo Leão de Carvalho, Travessa Padre Beline, rua Joaquim Murtinho e Praça São José Operário.
Serão sete quilômetros, com dois postos de fiscalização e distribuição de água.