021 – Luisinho Bermejo, o único jogador assisense que enfrentou Pelé numa partida oficial

Infelizmente, não há registro fotográfico do confronto, mas há publicações de jornais da época e relato de torcedores que testemunharam o único confronto de um jogador de Assis com o ‘rei do futebol’, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro de 2022 e foi sepultado no dia 3 de janeiro deste ano, em Santos, aos 82 anos.

Luisinho Bermejo, também conhecido da torcida prudentina por ‘Gasolina’, jogou pelo Corinthians de Presidente Prudente e enfrentou o Santos no Campeonato Paulista da primeira divisão em 1960.

Estive presente, junto com meu pai, Toninho Bermejo, quando o Santos venceu o Corinthians de Presidente Prudente por 1 a 0, com um gol do Pelé. Eu tinha apenas 8 anos, mas me lembro do meu tio jogando”, conta, orgulhoso, o bancário aposentado Luís Antônio Bermejo.

Segundo reportagem publicada pelo jornal prudentino, Imparcial: “De 1958 até 1967, Pelé jogou sete vezes em Presidente Prudente, balançou as redes em todas as partidas e anotou 15 gols, média superior de dois por jogo”.

Segundo outra reportagem: “Era um domingo do dia 14 de agosto de 1960, quando mais de 10 mil pessoas se amontoaram nas tribunas do antigo Estádio do Parque São Jorge, onde hoje figura um shopping center no Jardim Cambuci, para assistir à peleja entre Esporte Clube Corinthians de Presidente Prudente, o ‘Corinthinha’, e o esquadrão santista, encabeçado por vossa majestade, Pelé. O Rei, por sinal, aos 26 minutos do 1º tempo, fez o gol da vitória do Santos por 1 a 0”.

Uma reportagem do jornal Oeste Notícias, de Presidente Prudente, descreveu o único jogador de Assis a enfrentar Pelé num confronto oficial do Campeonato Paulista: “Luisinho é de um período em que o futebol se impunha pelo romantismo no toque de bola, nas gingas malandras, nas jogadas de efeito, na habilidade, na arte do gol genial. Perguntem a quem viu encarar de frente com jogadores do nível do insuperável Pelé, Garrincha, Canhoteiro e Pepe. Luisinho sabia enfrentá-los como poucos”.

Luisinho vestiu a camisa alvinegra do Corinthians de Presidente Prudente por quase dez anos: de 1959 a 1968, tendo conquistado cinco títulos regionais e o acesso à primeira divisão, em 1959. “Na final, ganhamos de 4 a 1 do Bragantino. Permanecemos um ano na primeira divisão, mas sofremos muito no campeonato”, contou Luisinho, em depoimento à jornalista Daniela Gomes.

Quase no final da carreira como profissional, Luisinho trocou o Corinthians de Presidente Prudente pelo Vasco da Gama, da vila Operária, em Assis, uma espécie de paixão da família Bermejo.

Atualmente, aos 82 anos, com problemas de saúde, Luisinho Bermejo está abrigado em Assis, numa unidade asilar dirigida por sua sobrinha Cristina Bermejo. Sua esposa e filhos e netos moram na região de Americana.

1257 página 4 luisinho bermejo

Luisinho Bermejo defendeu o Corinthians de Presidente Prudente por quase 10 anos

Imagem: Arquivo familiar

 

Check Also

A056 – Sepultamento em Assis neste dia 23 de abril

No período da manhã, às 10 horas, será sepultada a senhora Dinar Rodrigues Peres, de …

Deixe uma resposta