Boa notícia para quem tem idade entre 69 e 71 anos.
A vacinação contra a COVID-19 para esta faixa etária terá início nesta quarta-feira, dia 24 de março.
Desde o final de semana, quando foi divulgada uma nova orientação do Ministério da Saúde para que os municípios não precisem reservar a segunda dose da vacina contra a COVID-19, cresceram as expectativas e esperanças da população para maior rapidez no processo de imunização e o avanço das faixas etárias.
Segundo o vacinômetro, dispositivo criado pelo Governo do estado de São Paulo para acompanhar a distribuição dos imunizantes aos municípios, até a segunda-feira, dia 22 de março, Assis já tinha recebido 16.997 doses da vacina, sendo a maior parte da marca Coronavac, produzida no Instituto Butantan, e o restante de AstraZeneka, da Oxford, fabricada pela Fundação Osvaldo Cruz.
A próxima faixa etária de paulistas a ser vacinada, segundo o Calendário do Plano Estadual de Imunização, será a composta por idosos de 69 a 71 anos.
As pessoas com 72 anos ou mais já têm o imunizante à disposição nos postos de saúde. Alguns, inclusive, já estão recebendo a segunda dose.
Segundo a previsão inicial, os idosos acima de 69 anos começariam a receber a vacina neste sábado, dia 27 de março, mas no início da tarde desta terça-feira, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Bussinati, anunciou o início da vacinação dessa nova faixa etária em Assis para esta quarta-feira, dia 24.
Paralelamente à primeira dose aos idosos com idade entre 69 a 71, a Secretaria da Saúde também começará a aplicar a segunda dose aos pertencentes da faixa etária com mais de 77 anos.
LOCAIS – A vacinação nesta quarta-feira acontece no modelo ‘drive-thru’, onde não é preciso descer do carro, na Farmácia da Unimed, na avenida Rui Barbosa, das 8h30 às 16 horas.
Também haverá postos fixos em seis escolas municipais: ‘Pequeno Polegar’, na vila Ribeiro, ‘Bambalalão’, no Jardim Paraná, ‘Maria Adilecta’, no Bonfim, ‘Aparecida Manoel da Mota, na vila Fiuza, ‘José Santilli Sobrinho’, na vila Marialves, e ‘Maria Clélia’, na vila Operária.
Nesses locais, a vacinação ocorrerá das 8h30 às 13 horas.
É preciso que o idoso leve um documento com fotografia e o CPF.
Caso algum idoso nessa faixa etária esteja acamado ou impossibilitado de se locomover até o ponto de vacinação, é necessário entrar em contato com a Unidade de Saúde da região a que ele pertence para agendar a vacina a domicílio.
ALERTA – A notícia de que uma quadrilha fortemente armada assaltou um depósito de vacinas em uma cidade do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira, dia 21, deixou algumas secretarias de saúde em alerta. “Vamos redobrar a segurança”, prometeu Cristiane, que tem evitado divulgar o local onde os imunizantes estão armazenados por questões de segurança.