Com atraso, Prefeitura começa entregar carnês de IPTU no dia 14

De novo a história se repete.

Entram e saem prefeitos e o problema continua em Assis.

Diferente da maioria dos municípios brasileiros, onde a população já recebeu os carnês de IPTU de 2019 e, em alguns casos, já pagou a primeira parcela do tributo, na cidade de Assis os carnês sequer começaram a ser distribuídos.

Cada ano há justificativa diferente.

Atraso da gráfica na impressão dos carnês, demora para aprovar a lei definindo os valores e a mais recorrente, atraso humano para a entrega dos documentos.

Em 2.019, mais uma vez a história se repete e recheada de ‘trapalhadas’ administrativas, mas nada comparável ao engodo de 2018, quando, para escapar de problemas judiciais, anunciaram que os agentes de trânsito teriam recebido R$ 1,73 pela entrega de cada carnê de IPTU, mas sequer apresentaram provas documentais. Quando cobrada, a Prefeitura alegou ter ‘incinerado’ os protocolos de entrega dos documentos.

Esse ano, até a qualidade do papel usado para imprimir a capa do carnê foi motivo de muito atraso. Uma discussão entre ‘chefes’ na Prefeitura Municipal de Assis chegou a conclusão de que as ‘capas’ deveriam ser refeitas.

A gráfica contratada, em Ribeirão Preto, se justificou e apesar das reclamações, os documentos serão entregues como foram impressos.

A ‘brilhante’ ideia de solicitar aos contribuintes que imprimissem os carnês ou fossem à Prefeitura pedir as vias impressas não deu certo.

A cota estipulada no contrato da empresa para disponibilizar a tinta das impressoras da Prefeitura ‘estourou’ em menos de dois meses.

Foi preciso ‘apagar’ a publicação do Departamento de Comunicação da Prefeitura orientando a população a se dirigir à Prefeitura para solicitar a impressão do carnê.

Agora, depois de tantos problemas administrativos para operacionalizar o serviço, a Prefeitura anunciou que a entrega dos carnês começará no próximo dia 14 de março e os prazos de vencimento foram prorrogados. Cota única poderá ser paga em 10 de abril e a 1ª das parcelas terá pagamento no dia 27 de março.

Segundo o JSOLJornal da Segunda On Line – apurou, este ano a Prefeitura Municipal de Assis pretende contratar o serviço da Empresa Brasileira de Correios para a entrega dos cerca de 50 mil carnês aos contribuintes, apesar de o custo ser bem superior ao valor gasto em 2018, quando alguns servidores municipais -maioria vigias- receberam R$ 1,73 por carnê numa entrega feita fora do horário de expediente.

Diz a nova nota oficial da Prefeitura:

A Prefeitura de Assis inicia a entrega dos carnês de IPTU no dia 14 de março, quando os contribuintes receberão a via impressa do tributo em suas residências.

O pagamento em cota única tem vencimento em 10 de abril. Em 27 de março vence a 1ª parcela do IPTU para opção de pagamento em 10 vezes.

Os descontos são para pagamentos à vista de 15%, em 2 vezes o desconto é de 10%, com vencimentos em 10 de abril e 10 de agosto.

A Prefeitura também disponibilizou desde o início do ano a impressão on line do tributo através do site www.assis.sp.gov.br “

iptu 2019

Imagem: PMA

 

Check Also

A039 – Cinco sepultamentos em Assis neste dia 16 de abril

Cinco sepultamentos acontecem nesta terça-feira, dia 16 de abril, no Cemitério Municipal da Saudade, em …

Deixe uma resposta