Assis recebe campanha ‘Hepatite zero”

Acontece neste sábado, dia 27 de julho, no período das 8h30 às 12h30, na avenida Rui Barbosa, em frente a agência central do Banco do Brasil, numa parceria Rotary Clubes e Prefeitura Municipal de Assis, a campanha “Hepatite zero”, que visa erradicar essa doença.

O secretário municipal da Saúde, Adriano Luís Romagnoli, ressalta que “a campanha é destinada a pessoas com mais de 40 anos de idade”.

Atualmente, segundo os organizadores, no mundo há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites C, mas apenas 5% dos casos são diagnosticados. Somente no Brasil, há cerca de 500 mil pessoas infectadas, segundo o Ministério da Saúde.

Pensando nisso, os Rotary Clubes, em conjunto com a Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolvem neste sábado um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, chamado “Hepatite Zero”.

A Hepatite C tem sua transmissão por transfusões sanguíneas (realizadas antes de 1993), tatuagens, uso de drogas, piercings ou manicure. Ela atinge o fígado e muitas vezes os sintomas não se manifestam, porém, quando presentes, os mais comuns são pele e olhos amarelados, náuseas e vômitos, mal estar, urina escura e fezes claras. Se não tratada, a Hepatite C pode evoluir para um quadro de cirrose e câncer de fígado.

A boa notícia é que ela tem tratamento e cura, mas precisa ser diagnosticada a tempo.

CAMPANHA MUNDIAL – A “Hepatite Zero” é maior campanha do mundo voltada para a doença, sendo realizada pelo Rotary simultaneamente em 50 países, de dois continentes – África e Américas. As testagens serão realizadas entre os de 20 de julho a 4 de agosto, nos 26 estados, e também no Distrito Federal.

hepatite

Veja também

A177 – Morre o vice-prefeito de Cruzália, Alceu Vidotti

Morreu na noite desta sexta-feira, dia 21 de junho, aos 79 anos, o ex-prefeito e …

Deixe uma resposta